DESCOMPASSO (2013 – …)
A vida nos grandes centros urbanos é cinza e poluída. Faltam áreas verdes e o ritmo da cidade é sempre acelerado.
O trabalho é composto por um conjunto de fotografias que retratam uma intricada metrópole, a cidade de São Paulo, em imagens sobrepostas, que remetem a esse ritmo frenético.
As imagens foram capturadas com uma câmera analógica do alto de grandes edifícios e as sobreposições foram feitas no ato de fotografar, sem avançar o filme, valendo-se de um dispositivo da própria câmera. Para cada fotograma, foram sobrepostas de duas a quatro fotos, o que faz com que cada fotografia seja formada por ao menos duas imagens.
Ao optar pelo filme e por fazer as sobreposições manualmente, a minha intenção era desacelerar o ritmo da metrópole. Com uma câmera analógica, você não consegue ver de imediato a imagem, além de ter poucos cliques, tornando o gesto de fotografar mais lento e contemplativo. Na cidade de São Paulo, o acesso ao topo dos edifícios, onde foram feitas as fotos, é muito difícil e o tempo de permanência exíguo. Com isso, eu acabava fazendo várias fotos no curto período que me era permitido ficar em cada edifício, pois, para cada imagem, eu fazia diversas sobreposições. Assim, ao invés de abrandar, acabei vendo o ritmo do meu trabalho ser acelerado pelas condições da metrópole, em completo descompasso com o intuito inicial.
Posteriormente, decidi incorporar em uma das imagens e costurar à mão (como um desabafo à metrópole que não me deixou desacelerar) os negativos de filme das fotos descartadas na edição.
Desde 2017, tenho prosseguido com o trabalho, agora voltando meu olhar para baixo e dando ênfase ao confronto entre o verde e o cimento nas calçadas e ruas da cidade. Como busco o que está no solo, a câmera analógica não se mostrou adequada, porque encontro as imagens ao caminhar pela cidade e nem sempre estou com ela. Isso fez com que eu optasse por um smartphone, pressupondo que facilitaria a conclusão do trabalho. No entanto, novamente em descompasso com o meu desejo, a metrópole me impôs seu próprio ritmo e o projeto caminha a passos (ou compassos) lentos.
… trabalho em progresso.
Ficha técnica: conjunto de fotografias analógicas em preto e branco, impressas com pigmentos minerais. Dimensões: variáveis, sendo a maior 145cm x 95cm, com margens de 2,5cm e as menores com 45cm, com margens de 2,5cm.