MEMÓRIA DO TEMPO (2017)

Memória do Tempo é uma instalação de parede que entrelaça fotografia e bordado. As imagens foram feitas na casa onde vivi toda a minha infância e adolescência – seus cômodos, objetos e fotografias antigas.

O ponto de partida foi aprender a bordar, como forma de reconectar memórias afetivas, especialmente as que envolvem a minha avó materna, figura marcante na minha infância, que bordava e costurava. O bordado, como trabalho manual, implica em uma desaceleração e, ao bordar fotografias, tento conciliar o passado e o presente, apaziguando as angústias e ansiedades que resultam da passagem do tempo.

As imagens foram costuradas em pedaços de tecidos retrô, em uma espécie de colcha de retalhos, metáfora visual para os fragmentos da vida. Os bordados ressignificam as imagens. A obra é composta por um conjunto de 30 fotografias que se repetem até totalizar 81, diferenciadas apenas pelas variações dos bordados como forma de representar as diversas possibilidades de caminhos, histórias e memórias.

O trabalho inclui também um livro de artista e uma seleção de 10 fotografias, escolhidas dentre as 81, que foram refotografadas antes de serem costuradas à base de tecido – uma outra camada de tempo sobre o tempo.

Ficha técnica: (1) Instalação de parede constituída de 81 fotografias impressas com pigmentos minerais sobre papel Kozo, bordadas à mão e costuradas em uma base de patchwork de tecido de algodão, dimensão de 175cm x 143cm, base de tecido com bolso na parte superior, onde se encaixa uma ripa de madeira que prende a obra na parede por dois parafusos. (2) 10 fotografias impressas com pigmentos minerais sobre papel de algodão. (3) Livro de artista, 15 x 21 cm, impresso em papel pólen e costurado à mão.