ACÚMULOS (2018 – 2022)
Acúmulos é um convite à reflexão sobre os excessos da vida moderna.
A modernidade trouxe uma sobrecarga de tarefas e informações. Aquele que dá conta de desempenhar mais de uma função ao mesmo tempo, o multitarefa, é exaltado e valorizado como símbolo de produtividade e eficiência.
Para nós, mulheres, esse ideal de multifuncionalidade é imposto desde cedo. Somos ensinadas a ocupar diversos papéis: mãe, esposa, profissional, filha, cuidadora, gestora do lar e diversos outros. Esses papeis se acumulam e se sobrepõem em uma rotina exaustiva e sobrecarregada. Vivemos entre listas intermináveis de afazeres, sem pausas e sem presença plena.
Na construção das obras do presente trabalho, explorei a repetição dos gestos e o excesso de elementos, como forma de materializar o acúmulo e a sobrecarga de tarefas. A reiteração dos padrões e a mínima variação cromática reforçam a ideia de automatismo, como se a vida se desenvolvesse sem respiro.
Ficha técnica: (1) Acúmulos, composto por tecidos de cambraia de linho de aproximadamente 22cm x 22cm bordados à mão; (2) Sobrecargas, pinturas em acrílica sobre papel de aquarela bordadas à mão, medindo 32cm x 24cm cada; (3) Acúmulos Sedimentados, acrílica sobre pequenos retalhos de linho de aproximadamente 3cm x 3cm sobrepostos uns sobre os outros sobre base Canvas de 60 cm x 60cm; e (4) fotografia digital.