TROCA (2016 – 2017)
Em Troca, busco ressignificar os referentes das imagens, através de fotografias de texturas, do bordado e das palavras.
As texturas foram escolhidas porque, a meu ver, são recipientes orgânicos e neutros de memórias, que possibilitam reconstruções. Tais imagens foram estruturadas seguindo uma padronagem sugerida pelas próprias texturas e ganharam novas possibilidades de interpretações. Mas, entendi que tinha apenas fragmentos de possibilidades e senti a necessidade de incorporar o bordado.
Eu não sabia bordar e foi preciso aprender. Passei a integrar um grupo de mulheres bordadeiras, bordávamos próximas umas das outras e, enquanto trabalhávamos, trocávamos e dividíamos experiências, conhecimentos e vivências.
A imersão no grupo, enquanto aprendiz e observadora, me permitiu outros significados para aquelas imagens reconstruídas. Como resultado da convivência e das trocas estabelecidas no grupo, surgiram as palavras que aparecem nas fotos e os bordados. As palavras são apenas possibilidades de interpretações, uma vez que as imagens são abstratas e permitem ao observador estabelecer suas próprias associações.
Entrelaçando a fotografia totalmente ressignificada e o bordado, o trabalho alinhava caminhos e propões outros pontos, convidando o observador a olhar para o avesso, desmanchar tudo e imaginar novos arremates.
A série Troca é composta por 11 fotografias em preto e branco, concebidas (à exceção de uma) para serem apresentadas frente e verso.
Ficha técnica: fotografias impressas com pigmentos minerais sobre papel Kozo e bordadas à mão. Dimensões de 25cmx25cm, com margens de 3cm e 9cm, exceto por uma fotografia que possui margens de 3cm e 6cm.
equilíbrio. resistência. feminino. aceitação. persistência. terapêutico. troca. desacelerar. feito à mão. liberdade. liberdade dois.